Vida Salgada

Vida Salgada



O consumo de sal é algo presente em excesso na alimentação do brasileiro, tanto na forma do saleiro, como oculta em alimentos industrializados, caldos de carne, galinha e legumes industrializados, bem como do glutamato monossódico (Ajinomoto).

Para reduzir os riscos de hipertensão é necessário reduzir o consumo de sódio e aumentar o de potássio para equilibrar o corpo o jeito prático de fazer isso é abusar das ervas e naturais.


Alimentos como feijão, ervilha, vegetais verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja devem fazer parte do cardápio devido ao potássio.


Do outro lado é necessário reduzir o consumo de sódio com a simples medida de retirar o saleiro da mesa. Para temperar a comida, o sal e outros condimentos industrializados devem dar lugar a ervas como a sálvia, tomilho, louro, cebolinha, alecrim, e outros, que podem temperar a comida com mais sabor e saúde.


Do lado negro da força:
as conservas, enlatados e salgadinhos, bem como carnes processadas, embutidos e fast food devem ser evitados.



Um abraço,

A nutricionista Marilize Busato de Oliveira Tamanini, especialista em gestão de negócios na área de alimentação e nutrição, está no mercado há dez anos e trabalha com educação nutricional em seu consultório, localizado no bairro Batel, em Curitiba-PR.

Avaliação antropométrica, bioempedância, educação nutricional e elaboração de planejamentos, alimentares individualizados são algumas das ferramentas utilizadas em seu consultório, onde trabalha com educação nutricional continuada. O trabalho é feito com ética, sempre respeitando as necessidades individuais.
Através da mudança do comportamento alimentar, o cliente passa a ter subsídios para fazer escolhas inteligentes e sente-se motivado para o alcance de suas metas.
Dedica-se à melhoria dos hábitos alimentares das pessoas com flexibilidade e inteligência, sempre respeitando as necessidades e limitações de cada paciente.

Por: Dra. Marilize Tamanini
CRN 8-1012 Nutricionista


Visite seu website www.saudeeprazer.com.br

2 comentários:

PATRÍCIA disse...

olá amiga
é verdade tanto do sal como do açúcar.
bom findi

Coisas da Gigi disse...

Eu fico num dilema, gosto tanto de sal como do açúcar, comigo tudo é exagerado, antes não pensava nisso, mas agora com a idade e família estou controlando mais o excesso.