Depressão e a perda de peso

Depressão e a perda de peso





Esse tema já foi tão discutido em tantos veículos de comunicação, mas continua sendo um caminho a ser explorado.

Ela faz parte do grupo de doenças da nossa atualidade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde, em Genebra), ela está entre as três doenças que agravam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas. Essa doença afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens.

Existem vários estudos a respeito da dinâmica dessa doença, e se percebe uma grande incidência em pessoas com sobrepeso e obesidade.

Não se sabe ao certo qual se desencadeia primeiro, se é a depressão que leva a obesidade ou o inverso.

As características mais comuns são: sono em excesso ou falta de, falte de apetite ou excesso, falta de ânimo, desmotivação, ansiedade.

É importante diferenciar a tristeza que é passageira, da depressão que tem duração prolongada.

Na busca pelo emagrecimento, observo muitos pacientes deprimidos que quando encaminhados, e devidamente tratados com um profissional profissional da psiquiatria, observo melhoras significativas, o que traz de volta a qualidade de vida.

Quando a depressão é tratada e medicada quando necessário, vejo que o processo de perda de peso ganha outra direção, pois a motivação, o desejo, e o comprometimento, torna – se possível.

O paciente sente-se outra pessoa, motivado feliz. Percebe novas perspectivas de vida, caminhos a serem desbravados, e sente-se com energia para partir em busca de seus objetivos.

É importante avaliar o contexto de vida que se encontra e verificar quais as formas mais adequadas para resolução de obstáculos e conflitos.


Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica


Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica
Olá, sou Luciana Kotaka ,algumas já me conhecem outras não, sou Psicóloga Clínica, filiada a ABESO, Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares e o foco do meu trabalho é emagrecimento e manutenção de peso e também os transtornos como anorexia, bulimia e compulsão.

Por: Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica Silvia Luciana Kotaka
CRP- 08/06502-1
Psicóloga Clínica Transtornos Alimentares
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Blog: blog.comportamentomagro.com.br
www.comportamentomagro.com.br

Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade

3 comentários:

Coisas da Gigi disse...

Dra Luciana,

Meu caso é o contrário, como tenho síndrome de pânico e com isso depressão também, não saio de casa, cria a ociosidade, a falta de exercícios e quando estou com crise como absurdamente.

Coisas de Meninas disse...

Estamos sorteando uma bolsa mega fashion. Participa!!! Bjuu

PS: Otimo e super util esse post.

Iara De Dupont disse...

Oi , tudo bem ? Gostei do teu blog! Se puder me visitar vou adorar, http://sindromemm.blogspot.com
Valeu!